05 dez
Artigos

Quais são suas resoluções para o ano que vem?

Emagrecer, parar de fumar ou ter mais paciência são algumas resoluções comuns no Ano Novo. Mas e se o foco for sua carreira?

O site norte-americano Glassdoor realizou uma pesquisa (confira aqui, em inglês) com mais de dois mil profissionais dos Estados Unidos, que, entre outras coisas, perguntou “Qual seria sua principal resolução de Ano Novo relativa à carreira em 2013”. Para 32% dos entrevistados a resposta foi “Conseguir um aumento”, seguido por “Desenvolver habilidades de liderança” para 24%. Em terceiro lugar ficou “Encontrar um novo emprego”.

A pesquisa também perguntou sobre “Qual presente eles gostariam de ganhar de seus chefes” e, neste caso, os profissionais responderam que ficariam mais felizes em “Ganhar um bônus em dinheiro”, para 73% ou receber um “Aumento de salário”, para 60%. O site Glassdoor ainda investigou as expectativas dos profissionais quanto ao recebimento de bônus e, embora 76% dos entrevistados se julguem elegíveis ao bônus, apenas 58% deles esperam recebê-lo.

Em um primeiro momento os resultados da pesquisa parecem óbvios, mas eles chamam atenção para alguns pontos importantes:

  • No curto prazo, ganhar dinheiro extra, seja através de bônus ou de aumento de salário, é o principal desejo dos profissionais.
  • Já quando pensam na carreira em longo prazo, os entrevistados querem, sim, ganhar mais, mas uma boa parcela também demonstra preocupação em investir no próprio desenvolvimento.
  • Menos pessoas acham que irão receber um bônus em comparação com o número de pessoas que acham que o merecem.

A partir destes pontos, pode-se perceber que uma parcela considerável dos entrevistados enxerga o desenvolvimento de habilidades de liderança como de extrema importância para uma carreira de sucesso. Mas a grande maioria ainda não está atenta a um fato: desenvolver as competências ligadas à liderança é fundamental para que se possa transformar o desejo por melhores salários e bônus em realidade. Primeiro, porque ao adquirir estas habilidades as pessoas estarão preparadas para assumir novos desafios e novas posições, tanto dentro da empresa em que atua quanto no mercado de trabalho como um todo e isso significa grandes chances de aumento salarial. E segundo, porque através deste aperfeiçoamento estará apto a conseguir melhores resultados para sua organização e, consequentemente, se destacar e aumentar suas chances de receber um bom bônus a partir da avaliação de seus gestores.

No iPL entendemos que, mais importante que sonhar com um futuro de sucesso, é buscar o conhecimento necessário e a contínua evolução das competências profissionais de gestão e liderança para construir uma trajetória vitoriosa. Por acreditarmos que o desenvolvimento de líderes é fundamental tanto para o progresso individual quanto das organizações, criamos programas especialmente focados nos desafios e oportunidades das três primeiras transições de liderança, os Leadership Development Programs, ou LDPs.

Apesar da pesquisa ter sido realizada nos Estados Unidos, é bem provável que no Brasil o resultado não fosse muito diferente. Então fica aqui a pergunta: Quais são suas resoluções profissionais para 2013?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *